Laudo e Inspeções de SPDA e Aterramento
Em um país como o Brasil, com a maior incidência de raios do mundo, elaborar anualmente o Laudo de SPDA e Aterramento ou laudo do Sistema de Proteção contra Descargas Atmosféricas SPDA é fundamental. Muitos, no entanto, não conhecem esse documento e não sabem de sua importância para a segurança de pessoas, estruturas prediais e industriais como também de comércios. Dito isso, saiba o que é, como fazer e outras informações essenciais sobre o laudo de SPDA.
Conhecido por laudo de SPDA, o laudo do Sistema de Proteção contra Descargas Atmosféricas é um documento que assegura a qualidade e eficácia do popular para-raios.
Essas grandes hastes de metal, feitas de aço, cobre ou alumínio, se conectam à Terra através de cabos de cobre nu que oferecem um caminho de baixa resistência para as descargas elétricas de origem atmosféricas. O objetivo, no entanto, não é apenas atrair e dissipar os raios, mas oferecer um caminho pelo qual eles possam atravessar e causar a menor quantidade de danos possíveis. Assim, o laudo de SPDA e aterramento é realizado para assegurar a qualidade e eficiência do para-raios, atestando sua eficiência com base na ABNT NBR 5419:2015.
Todas as empresas ou edifícios com carga instalada superiores a 75kW ou que possuam para-raios, de acordo com a NR 10, são obrigadas a manter em seu PIE (Prontuário de Instalações Elétricas) o laudo de SPDA e o laudo de Aterramento.
A ausência desse laudo pode acarretar problemas em relação à operação de negócios do local. A obtenção de certificados como o ISO (International Organization for Standardization/Organização Internacional de Padronização), a renovação do alvará de funcionamento da empresa e, até mesmo, a cobertura de seguradoras em acidentes relacionados a queda de raios podem ser impedida, porém a maior razão, contudo, é a segurança que esse laudo em dia trás para sua empresa e para as pessoas que lá trabalham.
As inspeções no SPDA devem ser realizadas por profissionais capacitados e habilitados nas seguintes periodicidades:
- 01 ano para edifícios / industrias contendo explosivos ou munição, ou que estejam em locais expostos à corrosão atmosférica severa, como por exemplo, ambientes industriais com atmosfera agressiva, regiões litorâneas etc., ou ainda estruturas relacionadas a serviços considerados indispensáveis a população (água, energia, sinais etc.);
- 03 anos para os demais tipos de estruturas.
Após as inspeções, o profissional deverá elaborar o laudo do SPDA e recolher a ART (Anotação de Responsabilidade Técnica) junto ao CREA.
A Kiton Engenharia Integrada é referência neste tipo de laudo, onde prezamos pela qualidade dos trabalhos oferecidos com profissionais habilitados e especializados nessa área. Utilizamos equipamentos calibrados, rastreados pelo RBC, confiáveis e de última geração, o que permite uma análise mais precisa de todo o sistema.
Demais Laudos e Relatórios
- Laudo das Instalações Elétricas conforme NR 10 e NBR 5410;
RTI – Relatório Técnico das Inspeções
PIE – Prontuário das Instalações Elétricas
- Laudo NR12 – Segurança no Trabalho em Máquinas e Equipamentos;
- Laudo Luminotécnico - NBR 8995.