A qualidade da energia é um dos pontos mais críticos das instalações comerciais, prediais, empresariais e industriais, bem como uma das principais áreas inexploradas de redução de despesas e ganhos econômicos nos negócios atuais. Cabeamento inadequado, aterramento incorreto, cargas desbalanceadas ou equipamentos mal dimensionados provavelmente enviarão ruídos/distúrbios elétricos através do sistema que podem comprometer a qualidade da energia.
Os sinais mais comuns de baixa qualidade de energia são:
- Queima dos motores;
- Falha nos controladores, microcontroladores, IHMs (Interface Homem-Máquina), instrumentos de medição e perda de memória dos supervisórios;
- Problemas no fator de potência gerando multas na fatura de energia;
- Falhas e diminuição da vida útil dos transformadores.
Quando realizamos a análise de qualidade de energia e eficiência energética fazemos um verdadeiro Raio-X nas instalações elétricas de nossos clientes. Diversos parâmetros importantes são verificados, sendo os principais:
- Análise das harmônicas;
- Picos e análises de transitórios;
- Flutuação de tensão (Flicker);
- Análise de sobrecargas de tensão e corrente;
- Potência aparente (KVA);
- Potência reativa (KVAr);
- Potência ativa (KW);
- Análise de fluxo de carga;
- Analise do fator de potência (FP);
- Desbalanceamento das cargas entre as fases.
A análise de qualidade de energia e eficiência energética nos ajuda a minimizar problemas causados por paradas no sistema elétrico, reduzindo os altos prejuízos financeiros que isso acarreta. Os dados técnicos gerados nas análises, ajudam nas tomadas de decisões maximizando o aproveitamento da rede de energia elétrica.
Todos os analisadores que nós da KITON ENGENHARIA INTEGRADA possuímos são compatíveis com as exigências do módulo 8 do PRODIST (Procedimentos de Distribuição – ANEEL), além do que, todos eles são calibrados periodicamente para garantir seu pleno funcionamento.